ELOGIO OU ASSÉDIO?

quarta-feira, outubro 16, 2019

Resultado de imagem para girls

Quero abrir aqui um espaço no blogue, para que nós mulheres e homens falarmos de assuntos pelos quais já passamos.

Vamos falar sobre situações de assédio, quais foram as situações de assédio pelo qual passaste?Quantas/os de voces já foram vitimas? Posso dizer que pela parte feminina, lidamos com essa situação tantas vezes no nosso dia a dia.

O que mais me entristece é saber que há homens que são pais, avós, irmãos, filhos, e não são capazes de respeitar o lado feminino, apenas só nos vêem como um objeto sexual, e acreditem que quando eu era mais nova não entendia o porque as mulheres dizerem isso, até chegar ao ponto que todas as mulheres passam pelo o assédio, o assédio não é aceite em qualquer idade, não é correto e é nojento. Lembro-me tão bem de algumas coisas que passei quando era mais jovem, e eu apenas tinha uns 14 anos.

                             Resultado de imagem para feminismo tumblr

A primeira memória que me ocorre quando ouço este assunto, foi quando eu estava com as minhas amigas da escola, e íamos apanhar o autocarro, tínhamos todas as mochilas ás costas, e passa uma carrinha de homens que tinham idade para serem nossos pais e avós, a carrinha começa andar devagar, e a mandarem piropos e mandarem beijinhos.
A nossa reação foi tão espontânea, estávamos a falar e a rir e quando vimos que vinha a tal carrinha, ficamos caladas, abaixamos a cabeça, os nossos passos apressaram-se e fomos para um local seguro, notou-se que ficamos todas com medo, incomodadas e tristes com a situação.
Digam-me agora qual foi a intenção desses homens adultos, que sabiam que éramos menores e mesmo assim acharam piada incomodar e desrespeitar-nos.

Outra situação constrangedora, lembro-me que foi no verão, quando eu estava sozinha a espera da minha amiga, e passa um grupo de pessoas de Espanha e nesse grupo estavam homens mais velhos, eu devia ter uns 17 anos, e foi um momento em que me senti mesmo mal, porque eu estava a perceber o que estavam a dizer e enquanto o diziam olhavam para mim diversas vezes, desta vez a falarem do meu corpo.

A situação que imensas mulheres estão fartas, é quando estão a andar sozinhas na rua, e há sempre um parvo a assobiar, a cantar para nós, a mandar piropos.

Muitas vezes dizem que as mulheres estão mais seguras a andarem de dia do que de noite, e posso dizer que não estamos tão seguras assim.

Em pleno dia, numa cidade com movimento fui seguida 2x por homens mais velhos de carro, um deles fez-me aproximar do carro porque supostamente queria indicações, mas no momento em que explico, convida-me pra entrar no carro porque lhe "interessava", isto acontece num local movimentado e em pleno dia, a outra situação também em pleno dia, em que o homem passa com a carrinha diz "olá" e segue-te com a carrinha, e o que a mulher faz?, entra dentro de um estabelecimento em que ele é obrigado a circular na estrada.

Existem outros momentos repugnantes e perigosos, que acontecem na internet, e como fui alguém sempre atenta a esse tipo de perigos, sempre soube como contornar a situação, aqui não vou dar tantos detalhes como os outros acontecimentos, mas tudo isto acontece quando tenho entre os 14-21 anos.

- Quando enviam fotos dos genitais, sem nunca teres falado com a pessoa. Mas acha que tem o direito de te enviar algo que é insulto e repugnante, e fazerem comentários tipo "tu na cama deves ser...", é algo errado ainda por mais dizê-lo a uma miúda menor.

- Lembro-me bem desta situação, uma pessoa conhecida e mais velha, diz que "és muito linda de cara mas o teu corpo não entusiasma um gajo" e estava a oferecer-se para ser o meu personal trainer. O que eu penso disto? Primeiro eu tinha uns 15 anos, segundo senti-me mal, irritada, mas irritada porque? Porque o corpo de uma mulher não é para "entusiasmar" um homem, apesar que infelizmente há muitos que nos vem apenas como um objeto sexual, e eu não vivo neste mundo para vos abrir o apetite sexual.

A minha intenção de partilhar isto, é que quando dizem que a vida de uma mulher não é tão complicado assim, que temos todos o mesmo direito, lamento dizer que não é verdade, se tivéssemos todos os mesmos direitos, era se tivéssemos protegidas pela lei, se podássemos sair de casa sozinhas em pleno dia/ noite e estar em segurança, talvez sim poderia ainda concordar.

Ainda só tenho 22 anos, e tenho estes acontecimentos desagradáveis, espero que com as gerações que estão por vir, consigam melhorar este mundo.

Estas são algumas situações frustrantes que passei, se quiserem partilhar o vosso incomodo estejam á vontade, eu gostaria de ouvir o vosso lado, se há aqui algum homem que queira desabafar alguns momentos que já sofreu de assédio também é bem vindo.
 






You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts