O meu cão está a ter um ataque de epilepsia e agora ?!

sábado, janeiro 13, 2018


Olá meninas, bem hoje como podem ver vou falar sobre a epilepsia em animais, e desta vez vou falar sobre o ataque de epilepsia que a minha cadela de 2 anos e meio teve na sexta-feira passada,pela primeira vez e como tentei abordar a situação.

Eu nunca falei nisto aqui no blogue, mas eu estou a estudar cuidados veterinários no ensino superior, por isso, eu tive de reagir, mesmo sem saber o que fazer ao certo, porque ainda não chegamos a falar sobre estes casos.

Contudo, eu criei esta etiqueta "Animal Space" porque também faz sentido eu transmitir o meu conhecimento com voces.


Bem, ela durante o dia esteve comigo e estava normal, muito brincalhona e muito carente, esteve dentro de casa a maior parte do tempo, mas durante a noite ela quis ir para o recinto da casa, e foi ai que se ouviu ela a choramingar, quando a vi, ela estava com uma postura totalmente assustadora, como mostro aqui na fotografia em baixo (a imagem não é a minha cadela).



A minha primeira reação foi pegar nela e coloca-la dentro de casa (o que não se deve fazer, o animal deve manter-se no local em que está, mas como estava muito frio eu tentei leva-la não mudando a posição em que ela estava porque poderia criar lesões), perto do calor, é óbvio que eu entrei em stress, ver o animal naquela postura e a choramingar por causa das dores, e ainda por cima era a primeira vez que lhe estava a acontecer.

Uma das primeiras coisas que não devemos transmitir ao animal é o nosso stress e angustia, porque ele percebe-se disso, então, tive de me acalmar, e caricia-la e dar-lhe algum conforto, porque ela precisa da presença do dono.

Assim que pude recorri a internet, para confirmar as minhas suspeitas, que assim era, mas primeiro que fosse confirmado, ainda demorou.


Como já era tarde, eu liguei ao meu veterinário para lhe explicar a situação e para saber o que eu devia fazer em caso de epilepsia, como a poderia ajudar.

A primeira coisa que ele disse pelas as características que lhe indiquei, é que podia ser epilepsia ou hipotermia, por isso tive de lhe medir a febre, e apenas me disse para eu estar ao lado dela para a acalmar porque daqui a algum tempo ela voltaria ao normal.

Eu esperei cerca de uma hora e ela já começou a voltar ao normal, ficando nesta posição (na fotografia não é a minha cadela).


Eu quando vi que ela já estava nesta posição e que ela até tinha adormecido, a respiração dela estava totalmente calma, eu suspirei de alivio.

Mas por volta da meia noite, ela começou a ficar com alguns "tiques" na cabeça, o que me preocupou bastante, e tive de a levar ao veterinário, porque como já tinha passado muito tempo não seria normal ela estar com aquele comportamento.

Posso dizer, que a veterinária  a que recorri aquela hora, não sabia ao certo o que ela tinha, e deu-lhe tres injeções, na base do conhecimento dela do que poderia ser.

Mas, o lado bom é que de manhã ela já andava (um pouquinho desequilibrada), e uma das coisas que prestei atenção é que ela bebia imensa água e estava constantemente com fome. Mas ela agora está a tomar medicação durante esta semana.

Foi um grande susto para todos nós e também para ela.

Agora vou dar-vos algumas dicas que são extremamente importantes:

1- "A epilepsia é um transtorno cerebral que faz com que o cão tenha repentinos, descontrolados e recorrentes ataques físicos com ou sem a perda de consciência."

2- "Um cão com epilepsia sofre convulsões. Quando isso ocorre, ele pode ficar atordoado, esconder-se ou procurar por atenção. No momento da convulsão, o animal vai cair para um lado, ficará rígido, salivará profundamente, fará xixi, cocô e emitirá sons.

3- "As convulsões ocorrem geralmente à noite ou de madrugada, enquanto o animal está descansando ou dormindo."

4- "Logo depois do acontecimento das convulsões, o cão se sentirá confuso e desorientado.Pode caminhar em círculos e bater nos móveis. Ele pode tentar esconder-se, ter aumento de sede e apetite. A recuperação após a crise convulsiva pode ser imediata ou demorar até 24 horas."

5- " Em caso de um ataque focal, a atividade elétrica anormal acontece em apenas uma parte do cérebro. As convulsões focaisdas podem provocar movimentos incomuns em uma extremidade ou um lado do corpo. As vezes duram apenas alguns segundos e podem começar apenas em um local, e logo passar a ser generalizadas."


6- " Os cães com epilepsia podem ter convulsões em intervalos regulares de uma a quatro semanas. (Geralmente acontece nos cães de raças grandes.)"

7- "Caso o cão esteja perto de algo que possa magoá-lo, como um móvel ou escadas, trate de, suavemente, retirá-lo desse lugar."

8- "Não ponha nada na boca do seu cão. Se a convulsão durar mais de dois minutos, o cão ficará em risco de ter a temperatura elevada. "

9- "Ligue o ventilador e coloque água fria nas suas patas, converse com ele em voz baixa e toque suavemente nele."


O único tratamento que pode ser utilizado, é controlar as convulsões, a partir de medicação. 



Bem, espero que este post, tenha servido de algo, e partilhem comigo alguns casos que os vossos animais de estimação já passaram, seria interessante. Beijinhos ;)


You Might Also Like

20 comentários

  1. Olá. Gostei muito do teu post e das dicas. Eu sou veterinária e também tenho um espaço parecido no blogue com dicas para os donos. No entanto, tenho algums correções a fazer. O que a tua cadela teve foi uma convulsão e não um ataque epiléptico. A epilepsia é uma doença específico e não é a única que causa convulsões: tumores cerebrais, hipoglicémia, venenos, problemas hepáticos, problemas renais, anemia, encefalite, etc. O ideial seria tua cadela fazer alguns exames, pelo menos umas análises báscias, para perceber se há algum problema.
    Os tiques que ela teve na cabeça horas depois da primeira convulsão é possível que tenham sido micro convulsões.
    No caso dela, pode ter sido um momento isolado ou poderá a desenvolver mais no futuro. O ideal seria teres em casa um medicação para dares via rectal em caso de outra convulsão, para a acalmares o mais rapidamente, antes de a levares ao veterinário.
    Um beijinho grande*
    Vinte e Muitos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Olivia, muito obrigada pela correção e pelas dicas, mas como a maior parte dos veterinários disseram que era capaz de ser um ataque epilético, até mesmo a senhora veterinária a que recorri durante a madrugada, não fazia ideia do que seria. Mas muito obrigada por tirares as minhas dúvidas, agora já sei.

      Beijinhos ;)

      Eliminar
  2. Tenho um cão e em pequenino tinha epilepsia... foi horrível a primeira vez que descobrimos, eu estava sozinha em casa com ele e do nada ele começa a bater com a cabeça nos móveis e fica tal e qual todas as posições que referiste, a espumar pela boca, foi horrível, os gritos que dei as lágrimas que deitei.. pensei mesmo que lhe estava a dar alguma coisa e que ia morrer, chamava pelo nome dele e nada, depois de 3 /4 minutos naquilo lá voltou ao seu estado normal e tentei molha-lo dar-lhe água para ver se sentia melhor, levamos ao veterinário eu expliquei o que tinha acontecido e era mesmo epilepsia, teve que tomar medicação e ainda durante a medicação lhe deu uns 2 ou 3 ataques mas depois passou e já não lhe demos mais medicação e até agora não teve mais nenhum ataque. Acho muito importante este tipo de posts, eu por exemplo não sabia o que estava a acontecer, se tivesse lido um post destes já saberia e ficaria um pouco mais calma.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, nós entramos automaticamente em stress, porque não estamos cientes do problema.

      Obrigada e beijinhos :)

      Eliminar
  3. Meu Deus, obrigada pelas dicas! Tenho 4 cachorros e, às vezes, eles ficam nestas posições (mas sempre foi para se esfregarem no tapete e chamarem à atenção)
    Continua a partilhar estes conhecimentos, são valiosos!

    ResponderEliminar
  4. São a melhor coisa do mundo mesmo quando nos deixam presentes em casa!! É a melhor coisinha que tenho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, sem dúvida que os animais são a melhor coisa do mundo !
      Beijinhos :)

      Eliminar
  5. Bem, deve ter sido um grande susto, tenho um cão e este post com certeza que dá muito jeito se alguma vez me vir numa situação destas (que espero que não). Gostei muito do blog, vou seguir.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim agora já ficas a alerta caso que aconteça (esperemos que não).

      Muito obrigada, beijinhos :)

      Eliminar
  6. Não tenho animais, mas acredito que não saber o que fazer nestas situações seja bastante assustador! Espero que este post ajude quem passe por isso :)

    Yellow Rain

    ResponderEliminar
  7. Imagino o susto que deves ter apanhado, as melhoras dela.
    Deixaste bons conselhos e dicas :)
    http://retromaggie.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  8. Obrigada por teres partilhado esta informação. Eu não fazia bem ideia dos sintomas apesar de uma amiga minha ter um cãozinho que tem epilepsia...
    É sempre importante saber este tipo de coisas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, muito obrigada, e fico sempre grata por ter ajudado com a partilha dos meus conhecimentos. Beijinhos :)

      Eliminar
  9. Uauh eu não sabia que os cães também tinham este problema adorei o post muito bom mesmo.
    Ja tes sigo

    Por favor siga e visite o blogue:
    https://coisasdecrespasoficial.blogspot.com/2018/01/contominhahistoria-2.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Chris, eu também não fazia ideia, se não fosse pelo curso em que estou e também porque aconteceu a minha cadelinha, também ficava a saber, mas pronto, agora já sabes e assim podes ficar mais a alerta com os teus patudos lá em casa. Beijinhos :)

      Eliminar
  10. Tenho 4 cães e é sempre bom saber destas coisas!
    Gostei muito do blog, segui.
    Beijinho, Bia ❤
    https://beautystuffblog.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Beatriz, fico sempre grata quando faço alguma diferença com a "pequena" informação que sei, e que possa ajudar. Beijinhos :)

      Eliminar

Popular Posts